O que é MMO?

Massively Multiplayer Online (MMO), é um jogo electrónico capaz de suportar centenas de milhares de jogadores simultaneamente. Geralmente são jogados online e apresentam pelo menos um mundo comum.

Os MMOs permitem que os jogadores se ajudem e compitam entre si em grande escala, e algumas vezes tenham uma interacção com pessoas de todo o mundo. Incluem uma variedade de estilos de jogabilidade e representantes de vários géneros de jogos. Muitos MMOs requerem que os jogadores invistam muito do seu tempo no jogo. Quase todos os MMOs têm uma subscrição mensal, mas alguns podem ser jogados de graça.

MMO X multiplayer
É comum os jogadores confundirem o termo MMO com o termo multiplayer. Um jogo multiplayer é aquele em que vários jogadores podem jogar ao mesmo tempo, porém existe um limite no número de jogadores. Um MMO é um jogo em que teoricamente não existe limite no número de jogadores, ou o número é muito alto, normalmente na casa dos milhões de jogadores.


Tipos de MMO
MMORPG

MMO role-playing game – jogo de interpretação de personagem online em grande quantidade. O jogador "incorpora" um personagem, geralmente um mágico ou com poderes extra-humanos. Podem ser escolhidas várias classes, como por exemplo um vampiro, um lobisomem ou um bruxo. Ex: World of Warcraft, Ragnarök, Final Fantasy XIV.

MMORTS

MMO real time strategy – jogo de estratégia em tempo real. O jogador comanda um exército e/ou nação, podendo formar alianças, captar recursos e atacar outros jogadores (visa a parte estratégica), como em Age of Empires, Eve Online, Saga, Beyond Protocol e Ballerium.

MMOFPS

MMO first person shooter – jogo de tiro em primeira pessoa. O jogador "incorpora" um soldado e/ou mercenário, usando armas e bombas contra outros jogadores (visa a acção).
Credits